domingo, 25 de maio de 2014

Publicada em: 06/05/2014 às 16:23

Umuarama: Aula magna integrada aborda diversidade no ambiente escolar

Pesquisadora da Unipar, Tereza Vieira tratou de temas em evidência, como preconceito dentro e fora da sala de aula
Professora Tereza Vieira palestra para estudantes de sete cursos
Professora Tereza Vieira palestra para estudantes de sete cursos
Preconceito e discriminação dentro e fora da sala de aula foi o foco principal da Aula Magna ministrada pela pesquisadora e professora da Universidade Paranaense, Tereza Vieira. Realizada no anfiteatro Neiva Pavam Machado Garcia, a palestra atraiu estudantes e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação, Química e Química Industrial. O diretor da Unidade-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiou (em 23/5).
“Muitas vezes passamos por insultos não só no ensino fundamental, médio, mas, também no superior, principalmente quando se fala em opção sexual. E o prenconceito começa dentro de casa, quando algum membro é vítima da própria família”, afirma a palestrante.
Outra questão apontada por Vieira foi o papel da mídia no contexto social. “Ao mesmo tempo em que ela trabalha para que se elimine, também incentiva o preconceito por meio de seu conteúdo e publicidade. Então, nosso propósito é mostrar que todos, independentemente da cor, raça, sexo, religião, têm o direito de viver da forma que quiser”, argumenta.
O estudante Vinicius Jacovozzi, do terceiro ano de Engenharia Civil, estava atendo às palavras da palestrante. “O preconceito existe dentro e fora do ambiente escolar. Então, acredito que este tema é relevante e nos faz refletir sobre a importância de se acabar com o prenconceito, respeitando e aceitando as pessoas como elas são”, diz.
Representando a diretora do Instituto de Ciências Exatas, professora Giani Colauto, o coordenador do mestrado e doutorado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, professor Nelson Colauto, ressaltou na abertura da aula a importância do tema.
“Este é um momento de reflexão, diferente do cotidiano das disciplinas básicas estudadas em sala de aula. Uma oportunidade de aprendermos a conviver melhor com outros colegas de forma harmônica, equilibrada e respeitosa, fator essencial em um ambiente de trabalho”, enfatizou Colauto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário