quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Umuarama: Pesquisadora vai ao Congresso Brasileiro de Bioética

http://presencial.unipar.br/noticias/2015/10/22/umuarama-pesquisadora-vai-ao-congresso-brasileiro-de-bioetica/

Umuarama: Pesquisadora vai ao Congresso Brasileiro de Bioética

Publicada em: 22/10/2015 às 17:00
Em Curitiba, Tereza Rodrigues Vieira apresentou dois temas: ‘Moradores de rua: direito, bioética e desigualdade’ e ‘Bioética, sexualidade e desigualdade de gênero’
Considerada uma das importantes pesquisadoras do Brasil na área da bioética e homoafetividade, a professora do programa de mestrado em Direito Processual e Cidadania da Universidade Paranaense, Tereza Rodrigues Vieira, representou a Instituição no 11º Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em Curitiba (entre 16 e 18/09). Bioética e Desigualdades foi a temática deste ano.
Na ocasião, a doutora da Unipar foi convidada para apresentar duas de suas pesquisas: ‘Moradores de rua: direito, bioética e desigualdade’ e ‘Bioética, sexualidade e desigualdade de gênero’. “A cada dia surgem novos dilemas morais sem fácil solução, devendo o bioeticista refletir profundamente sobre a bioética e o significado da dignidade da pessoa humana”, destacou a advogada.
Paralelo ao evento, aconteceram o 3º Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, promovido pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), e a 3ª Conferência Internacional sobre Ensino da Ética, organizada pela IAEE (International Association for Education in Ethics). Nesses, quatro orientandos da pesquisadora e alunos da Unipar apresentaram trabalhos oriundos de estudos científicos: Renata Berrti Nunes, do curso de Psicologia da Unidade-Sede, e Luis Fernando Argondizo, Tania Pereira e Matheus Nogueira, do curso de Direito da Unidade de Guaíra.
“Esses congresso são espaços para a informação, reflexão e análise de questões e proposições relacionadas às diversas formas de desigualdades e suas implicações à saúde e à vida em suas diferentes abrangências, que incluem indivíduos, coletividade e o próprio planeta”, enfatiza a professora Tereza Rodrigues Vieira.
Professora Tereza Rodrigues Vieira com seus orientandos durante o Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário